top of page

A umidade e a vida útil de equipamentos elétricos

  • Foto do escritor: Eng. Nunziante Graziano Ph.D
    Eng. Nunziante Graziano Ph.D
  • há 7 dias
  • 3 min de leitura
capa

Asim como no artigo anterior em que discorremos sobre a resiliência de painéis elétricos, nosso objetivo hoje é compreender como a umidade pode afetar a durabilidade de um equipamento elétrico, analisando os vários aspectos possíveis de condições e danos.


Corrosão - A presença de umidade pode levar à formação de corrosão em componentes metálicos, como conectores, terminais e placas de circuito, além da chaparia. Isso pode resultar em falhas elétricas e diminuição da vida útil do equipamento.


Curto-circuito - A umidade pode causar a formação de trilhamentos, que são caminhos condutores entre partes energizadas e aterradas, resultando em curtos-circuitos. Isso pode danificar componentes internos e causar falhas no funcionamento do equipamento.


Isolamento comprometido - A umidade pode afetar a integridade dos materiais isolantes, como plásticos e resinas, levando à degradação e perda de propriedades isolantes. Isso aumenta o risco de falhas elétricas e choques.


Danos a componentes eletrônicos - A existência de umidade pode afetar circuitos impressos e componentes eletrônicos sensíveis, levando a falhas de funcionamento e redução da eficiência.


Acúmulo de sujeira - A exposição à umidade pode facilitar o acúmulo de poeira e sujeira, que, quando combinados com umidade, podem formar depósitos condutores, aumentando o risco de falhas.


Em ambientes com variações de temperatura, a condensação pode ocorrer dentro do equipamento, levando a danos em componentes internos. Para mitigar os efeitos da umidade, é importante garantir que os equipamentos elétricos sejam instalados em ambientes adequados, utilizem proteção contra umidade e sejam submetidos à manutenção regular. Para evitar a condensação interna, é necessário conhecer o ponto de orvalho.


A temperatura do ponto de orvalho é a temperatura à qual o ar se resfria para que a umidade presente comece a condensar em forma de gotículas de água. O cálculo do ponto de orvalho pode ser feito utilizando fórmulas específicas ou tabelas que correlacionam a temperatura do ar, a umidade relativa e a pressão atmosférica, conforme a tabela 1.


Um método comum é usar a Fórmula de Magnus-Tetens. Essa equação é uma aproximação que pode ser utilizada para calcular o ponto de orvalho:


P = 0.61094 e^(17.625 T / (T + 243.04))


Onde:

• P é a pressão de vapor de saturação em kPa (kilopascals).

1

• T é a temperatura em graus Celsius (°C).

• e é a constante de Euler (aproximadamente 2.71828).


Outra forma de determinar o ponto de orvalho é utilizando um psicrômetro, que é um instrumento que mede a temperatura do ar e a umidade relativa. A partir das leituras feitas no psicrômetro, você pode usar tabelas psicométricas para encontrar o ponto de orvalho correspondente.


O psicrômetro é um aparelho que contém dois termômetros idênticos colocados um ao lado do outro, que irão servir para avaliar a quantidade de vapor de água encontrada no ar. A diferença entre esses termômetros é que um deles trabalha com o bulbo seco e o outro com o bulbo úmido. Esse aparelho é muito utilizado para a determinação do ponto de orvalho e da umidade relativa do ar.


O ponto de orvalho é fundamental para entender quando a umidade no ar começará a se condensar. É essa condensação que causa a corrosão interna e todos os problemas acima listados, muitas vezes confundida com vícios de grau de proteção em invólucros de painéis elétricos.


A condensação interna em equipamentos que operam em ambientes com variações de temperatura pode ser evitada por meio de várias práticas e estratégias, como por exemplo: uso de vedação adequada; controle de temperatura; desumidificadores; ventilação adequada; materiais com baixa absorção de umidade; aquecimento interno; inspeção e manutenção regular; e aplicação de revestimentos protetores.


Implementar essas estratégias pode ajudar a prolongar a vida útil dos equipamentos e garantir seu funcionamento eficiente em ambientes com variações de temperatura e umidade.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
GRUPO GIMI

SIGA NOSSAS REDES!

  • Whatsapp
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

Estr. Portão do Ronda, 3470 - Jardim Revista

Suzano - SP, 08694-080

(11) 4752-9900

De seg. a sex. Das 7h às 17h

selo_portal_de_privacidade.png
Empresa certificada nas normas:
ISO 9001: Gestão da Qualidade
ISO 14001: Gestão Ambiental

Este site de é protegido por Direitos Autorais e Direitos de Propriedade Intelectual, sendo vedada a reprodução total ou parcial, distribuição, comercialização, modificação, sua inclusão em outros websites e o seu envio e publicação em outros meios digitais e físicos ou de qualquer outra forma dispor de tais materiais sem a devida, prévia e expressa autorização do GRUPO GIMI, estando sujeito às responsabilidades e sanções legais.

O nome GRUPO GIMI, assim como cada um de seus logotipos, são marcas registradas. Todos os direitos autorais são reservados. Todas as outras marcas e nomes de produtos ou empresas que forem veiculadas neste site são de propriedade de seus respectivos titulares.

Este site contém material sujeito a direitos autorais, marcas registradas e informações patenteadas, incluindo softwares, fotografias, imagens gráficas, músicas e sons, sem limitar-se a estas opções e, todo o seu conteúdo está registrado sob direitos autorais como um trabalho coletivo submetido às leis Brasileiras. Todas as informações contidas neste site poderão sofrer alteração, modificação ou atualização a qualquer momento, sem aviso prévio, condições e avisos.

Todos os direitos são reservados. Outros nomes de produtos e empresas aqui mencionados podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

Barramentos Blindados.
Painéis elétricos.
Cubículos blindados.
Cubículo isolado em ar SF6. 
Cubículo blindado.
Cabine primaria.

© 2024 GRUPO GIMI. Todos os direitos reservados.

bottom of page