top of page

O profissional do futuro dos quadros e painéis

Foto do escritor: Eng. Nunziante Graziano Ph.DEng. Nunziante Graziano Ph.D

Atualizado: 13 de ago. de 2024


homem mexendo em quadro elétrico

A retomada econômica do Brasil pós pandemia tem evidenciado uma mudança no perfil do corpo técnico brasileiro, influenciada substancialmente pela entrada no cenário decisório da geração Z, ultra conectada e imediatista. Essa moçada, como esperado, vem cheia de gás e novidades, aproveitando-se da franca expansão das vagas de trabalho, ingressando também nas instalações elétricas e seus equipamentos. Até aí, tudo normal. 


Entretanto, precisamos avaliar uma característica importante do bom profissional das instalações elétricas, a multidisciplinaridade. Esse atributo é constituído de uma combinação de três fatores: estudo e empenho teórico; experiência e vivência prática no trabalho; e muita dedicação. Aí começa a dificuldade! Experiência e vivência prática levam tempo, anos e anos de trabalho e dedicação para se aprender aquilo que a universidade não ensina, além da dedicação por todos estes anos, o que os mais novos atualmente parecem não conseguir esperar. Se este fosse o único problema, treinamento e exigência do mercado de trabalho fariam os mais astutos perceberem a oportunidade e vencerem por si sós. O problema, caro leitor, salvo melhor juízo, está na qualidade da formação teórica dos profissionais, ou seja, na universidade. 


Meu saudoso avô Paschoal Graziano, ao graduar-se engenheiro mecânico eletricista na Escola Politécnica em 1946 concluiu seu curso com mais de 7.500 horas de aula! Este sim era um engenheiro multidisciplinar! Profundos conhecimentos de mecânica, hidráulica, estruturas, materiais, eletrotécnica, comunicações, além das disciplinas complementares como economia, administração, gestão industrial etc.


Meu pai, Nunziante Graziano Neto, ao graduar-se engenheiro eletricista eletrotécnico na Escola de Engenharia Mauá, concluiu seu curso com mais de 6.000 horas de aula! Apesar de especializado como eletricista, teve também formação direcionada como engenheiro multidisciplinar. Profundos conhecimentos de mecânica, estruturas, materiais, eletrotécnica, comunicações, além das disciplinas complementares como economia, administração, gestão industrial etc. 


Não foram raras as vezes em que, acompanhando meu pai na fabricação dos nossos quadros elétricos, fui surpreendido por sua habilidade de identificar defeitos operacionais nas dobradeiras com as quais conformamos a chaparia. É incrível sua capacidade de identificar as falhas mecânicas das máquinas só de ouvi-las e observá-las trabalhar. 


Em 1999, como última safra de engenheiros daquele século da família, me graduei engenheiro eletricista-eletrotécnico na Escola de Engenharia Mauá, concluindo meu curso com mais de 5.000 horas de aula! Especializado eletrotécnico, tive uma formação direcionada como engenheiro especialista. Pouco aprofundamento em mecânica e estruturas, bons conhecimentos em materiais, especialização bastante aprimorada em eletrotécnica, além das disciplinas complementares como economia, administração, gestão industrial etc. Ao ingressar na carreira de engenheiro na fábrica de quadros elétricos, tinha consciência das fragilidades da minha formação quando comparava meus conhecimentos com os do meu pai e de meu avô e, então, busquei o aprofundamento teórico e consegui suprir as necessidades. 


Com tanta história, o leitor deve estar se perguntando: “Onde você quer chegar?” Respondo! Quero dizer que, hoje, 24 anos após a minha formação, os egrégios das escolas de engenharia têm se graduado, na média, com pouco mais de 4.000 horas de aula. Essa é a minha preocupação. A formação diminui seu aprofundamento a cada geração, autorizam-se cursos EAD, enquanto o mercado de trabalho cada vez mais exige formação multidisciplinar e aprofundado – a curto prazo! Os conhecimentos das ciências fundamentais da formação de engenharia, como física e química, têm sido negligenciados.


Komentarze

Oceniono na 0 z 5 gwiazdek.
Nie ma jeszcze ocen

Oceń
GRUPO GIMI

SIGA NOSSAS REDES!

  • Whatsapp
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

Estr. Portão do Ronda, 3470 - Jardim Revista

Suzano - SP, 08694-080

(11) 4752-9900

De seg. a sex. Das 7h às 17h

Empresa certificada nas normas:
ISO 9001: Gestão da Qualidade
ISO 14001: Gestão Ambiental

Este site de é protegido por Direitos Autorais e Direitos de Propriedade Intelectual, sendo vedada a reprodução total ou parcial, distribuição, comercialização, modificação, sua inclusão em outros websites e o seu envio e publicação em outros meios digitais e físicos ou de qualquer outra forma dispor de tais materiais sem a devida, prévia e expressa autorização do GRUPO GIMI, estando sujeito às responsabilidades e sanções legais.

O nome GRUPO GIMI, assim como cada um de seus logotipos, são marcas registradas. Todos os direitos autorais são reservados. Todas as outras marcas e nomes de produtos ou empresas que forem veiculadas neste site são de propriedade de seus respectivos titulares.

Este site contém material sujeito a direitos autorais, marcas registradas e informações patenteadas, incluindo softwares, fotografias, imagens gráficas, músicas e sons, sem limitar-se a estas opções e, todo o seu conteúdo está registrado sob direitos autorais como um trabalho coletivo submetido às leis Brasileiras. Todas as informações contidas neste site poderão sofrer alteração, modificação ou atualização a qualquer momento, sem aviso prévio, condições e avisos.

Todos os direitos são reservados. Outros nomes de produtos e empresas aqui mencionados podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

Barramentos Blindados.
Painéis elétricos.
Cubículos blindados.
Cubículo isolado em ar SF6. 
Cubículo blindado.
Cabine primaria.

© 2024 GRUPO GIMI. Todos os direitos reservados.

bottom of page