top of page

Compartimentação de um quadro elétrico de baixa tensão: como escolher - Grupo GIMI

  • Foto do escritor: Eng. Nunziante Graziano Ph.D
    Eng. Nunziante Graziano Ph.D
  • 29 de fev. de 2024
  • 3 min de leitura


Prezado leitor, muito se discute sobre a forma construtiva de um quadro elétrico de baixa tensão, mas trago à baila hoje esta discussão para entendermos o porquê desta diferenciação em 7 modelos e qual a razão de ser destas opções. Inicialmente, devemos entender como se diferencia cada uma das opções. Para isso, veja a Figura 1:


Barramento blindado do GRUPO GIMI
Figura 1 – Forma construtiva 1.

O invólucro externo do painel é representado na Figura 1 como o retângulo que envolve o barramento, as unidades funcionais e o ponto de conexão externo. Esta construção recebe a designação de forma construtiva 1. A forma construtiva 2 apresenta a inclusão de uma separação física, geralmente metálica, entre o barramento e as unidade funcionais. Veja a Figura 2 a seguir:


Barramentos Blindados - Grupo GIMI
Figura 2 – Forma construtiva 2.

É importante notar que a diferenciação entre das formas 2A e 2B se dá pela separação ou não do ponto de conexão externo (local onde conectaremos os cabos de saída), que pode estar junto com a unidade funcional (Forma 2B) ou no compartimento dos barramentos (Forma 2A).


A forma construtiva 3, em comparação com a 2, apresenta a inclusão de separação física, geralmente metálica, entre cada uma das unidades funcionais.


Projeto de Busway - Grupo GIMI
Figura 3 – Forma construtiva 3.

É importante notar que a diferenciação entre das formas 3A e 3B se dá pela separação ou não do ponto de conexão externo (local onde conectaremos os cabos de saída), que pode estar separado das unidades funcionais e do barramento (Forma 3B) ou no compartimento dos barramentos (Forma 3A). A forma construtiva 4, em comparação com a 3, apresenta a inclusão de separações físicas, geralmente metálicas, entre cada uma das unidades funcionais e dos pontos de conexão externos.


Grupo GIMI
Figura 4 – Forma construtiva 4.

É importante notar que a diferenciação entre das formas 4A e 4B se dá pela separação individual ou não do ponto de conexão externo (local onde conectaremos os cabos de saída), que pode estar individualmente separado das unidades funcionais e do barramento (Forma 4B) ou no respectivo compartimento da unidade funcional (Forma 4A).


Ora, me interpela o leitor, essa é a explicação que está na norma! Ok, respondo eu, mas para que serve cada uma delas se, incluindo mais separações internas eu incluo mais barreiras (que agregam custo) e dificulto a ventilação interna (o que torna o painel cada vez mais quente e que exige mais cobre ou projetos mais sofisticados, o que sempre encarece cada vez mais o painel)?


A explicação está sempre na necessidade de interação com partes internas do painel nas atividades de operação e manutenção. Quanto mais sofisticado é o processo produtivo que depende deste painel, mais difícil é seu regime de manutenção e menos vezes e por menos tempo eu posso desligá-lo para fazer uma manutenção preventiva ou corretiva. Sendo assim, se o painel não pode ser desligado para manutenção, se faz necessário compartimentar internamente de modo que se possa isolar e aterrar a parte onde eu necessito intervir mantendo as unidades funcionais adjacentes, barramento e pontos de conexão externos das outras unidades funcionais energizados e em operação, sem com isso expor o profissional que interage com o painel a risco.


Portanto, a escolha da compartimentação adequada é resultado de uma boa análise de como será o processo de operação e manutenção do painel antes de sua construção, visto que a diferença de preço entre um painel forma construtiva 1 e um painel forma construtiva 4B pode chegar a 4 vezes! Portanto, como é sempre desejável desligar e aterrar o ponto de intervenção para manutenção, verifique o processo que está sendo alimentado pelo painel e escolha corretamente de acordo com a sua necessidade. Boa leitura!





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
GRUPO GIMI

SIGA NOSSAS REDES!

  • Whatsapp
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

Estr. Portão do Ronda, 3470 - Jardim Revista

Suzano - SP, 08694-080

(11) 4752-9900

De seg. a sex. Das 7h às 17h

Empresa certificada nas normas:
ISO 9001: Gestão da Qualidade
ISO 14001: Gestão Ambiental

Este site de é protegido por Direitos Autorais e Direitos de Propriedade Intelectual, sendo vedada a reprodução total ou parcial, distribuição, comercialização, modificação, sua inclusão em outros websites e o seu envio e publicação em outros meios digitais e físicos ou de qualquer outra forma dispor de tais materiais sem a devida, prévia e expressa autorização do GRUPO GIMI, estando sujeito às responsabilidades e sanções legais.

O nome GRUPO GIMI, assim como cada um de seus logotipos, são marcas registradas. Todos os direitos autorais são reservados. Todas as outras marcas e nomes de produtos ou empresas que forem veiculadas neste site são de propriedade de seus respectivos titulares.

Este site contém material sujeito a direitos autorais, marcas registradas e informações patenteadas, incluindo softwares, fotografias, imagens gráficas, músicas e sons, sem limitar-se a estas opções e, todo o seu conteúdo está registrado sob direitos autorais como um trabalho coletivo submetido às leis Brasileiras. Todas as informações contidas neste site poderão sofrer alteração, modificação ou atualização a qualquer momento, sem aviso prévio, condições e avisos.

Todos os direitos são reservados. Outros nomes de produtos e empresas aqui mencionados podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

Barramentos Blindados.
Painéis elétricos.
Cubículos blindados.
Cubículo isolado em ar SF6. 
Cubículo blindado.
Cabine primaria.

© 2024 GRUPO GIMI. Todos os direitos reservados.

bottom of page