Vantagens do barramento blindado em projetos de instalações elétricas para saneamento
- Eng. Nunziante Graziano Ph.D

- há 15 horas
- 2 min de leitura

O barramento blindado é um sistema modular de condutores de energia elétrica, composto por barras condutoras que são protegidas por um invólucro metálico resistente.
Considerando isso, ele pode oferecer diversas vantagens para o saneamento básico, entre as principais, estão:
Resistência — robusto, o barramento blindado oferece alta resistência a sobrecargas e curto-circuitos, o que é essencial para reduzir os riscos de quedas de energia por fatores externos, além de elevar a confiabilidade das estações de tratamento e bombeamento no saneamento básico.
Facilidade na instalação — como o barramento blindado é pré-fabricado, ele é de fácil instalação, o que reduz o tempo e, consequentemente, começa a ser usado muito mais rápido.
Otimização de espaço — como o barramento ocupa menos espaço físico, exatamente por comportar o que é necessário dentro do sistema, ele gera maior aproveitamento do ambiente e facilidade na integração com outras instalações.
Economia de materiais — projetado sob medida, o barramento reduz desperdícios de matérias-primas, além de substituir cabos de cobre, que são de custo elevado.
Diferenças entre barramento blindado e sistemas convencionais
Ainda que tenham a mesma função, há diversas diferenças entre os barramentos blindados e os sistemas convencionais de energia elétrica, que vão desde os aspectos de construção — que são visualmente nítidos — até a instalação, desempenho e até a manutenção do sistema.
Entre os pontos principais estão:
Estrutura — a parte mais perceptível é a estrutura, isso porque o sistema de barramento utiliza barras rígidas protegidas por invólucro metálico, enquanto os sistemas convencionais usam cabos elétricos flexíveis com isolamento individual, que podem oferecer mais riscos de acidentes por contato acidental.
Instalação — os barramentos blindados têm montagem modular e pré-fabricada, o que facilita a instalação, reduz erros e permite rápida alteração ou expansão do sistema de forma mais eficiente em comparação aos convencionais, que precisam de passagem, conectorização e fixação manual de cabos.
Segurança — o invólucro metálico do barramento blindado oferece maior proteção contra contatos acidentais, poeira e umidade, além de reduzir interferências eletromagnéticas. Já os convencionais dependem do isolamento dos cabos e do uso de eletrocalhas.
Eficiência — o barramento blindado proporciona menor queda de tensão e perdas
de energia devido à construção robusta e à maior eficiência na troca de calor, resultando em menores seções nominais (menos material) e menores dimensões (menor peso).
Manutenção e durabilidade — em geral, os barramentos blindados demandam menos manutenção, são mais robustos e têm maior vida útil mesmo em ambientes industriais agressivos, como estações de tratamento de água e esgoto do que os convencionais.
Modelos de barramento blindado
Na GIMI Pogliano, é possível encontrar barramentos blindados para baixa tensão até 1000V, com capacidades de 320A a 6300A em várias configurações, quais sejam: 3F+PE, 3F+N+PE, 3F+2N+PE, e para média tensão, feitos para transporte de energia de 17,5kV, 24kV e 36kV nas capacidades de 630A, 1250A e 2500A. Cada opção é feita para atender a uma necessidade diferente, independentemente da área de atuação da empresa, ambos ideais para a instalação em espaços restritos e ambientes agressivos.
Gostou de saber? Então, aproveite e conheça mais sobre o nosso trabalho no site!


Comentários